Pular para o conteúdo

Mapa das Feiras Orgânicas no Brasil

31/03/2013

O IDEC lançou um projeto muito interessante: é um mapa das feiras orgânicas do Brasil. Além de localizar a feira orgânica mais perto da sua casa, é possível incluir novas no site.

Clique aqui para ver o mapa.

E baixo um vídeo com o Sérgio Marone e Cazé Peçanha sobre o projeto:

Com internet, quem precisa de carro?

30/03/2013

Até o início deste século, quem não associava o carro à independência? Afinal, poderíamos ir aonde quiséssemos, quando desejássemos. Depender de carona ou transporte público era constrangedor.

Mas, para a nova geração, a posição do carro na escala do status está caindo. Caso essa tendência se confirmar, teremos consequências importantes no futuro da humanidade. Afinal, a estrutura atual das cidades foi moldada para permitir o deslocamento de carros e o modelo corrente de desenvolvimento é baseado na geração infinita de riqueza, em que a indústria automobilística é o principal sustentáculo, uma vez que é o ramo que mais emprega (lembrem-se que associada essa indústria há a siderurgia, mineração, autopeças, petróleo etc.).

Leia abaixo a reportagem do Los Angeles Times publicada no Estadão.

JERRY HIRSCH, LOS ANGELES TIMES – O Estado de S.Paulo

Se precisasse escolher entre um novo Toyota Corolla ou o iPhone mais recente, Allison Katz, de Irvine, Califórnia, de 16 anos, diz que seria fácil. Ficaria com o telefone. O serviço de mensagens de texto dirige sua vida. Ela não tem carteira de motorista e nem tem pressa de obter uma. “Em geral, fico perto de casa, salvo para o treino de futebol, e então quem dirige é o papai ou a mamãe”, disse Allison.

Leia mais…

Justiça proíbe protesto contra empreendimento imobiliário em São Paulo

30/03/2013

Qual será o próxima passo da justiça? Proibir as pessoas de se organizarem e lutarem pelos seus direitos?

Clique aqui para ler a reportagem no site Última Instância.

E segue abaixo vídeo sobre a intervenção:

Em frente a uma construção na Vila Mariana, bairro nobre em São Paulo, pedestres eram convidados a subir em uma escada e a espiar por cima de um muro. No topo dos degraus, eles se deparavam com um terreno de quase 10 mil metros quadrados em obras, onde insistentes poças de água brotam do chão mesmo nas semanas mais secas.

A ideia da intervenção, feita pelo “Movimento O Outro Lado do Muro”, era chamar atenção para o impacto da obra. O movimento contesta a legalidade da construção, que estaria descumprindo legislações ambientais. Segundo o grupo, ela se localiza em área protegida pelo código florestal e impacta também na mobilidade do bairro.

Leia mais…

Licitação para as linhas de ônibus em São Paulo

17/02/2013

O nome exato é “instauração de processo licitatório destinado à outorga da permissão do Serviço de Transporte Coletivo Público de Passageiros na Cidade de São Paulo”. Ou seja, a prefeitura abriu um processo licitatório para escolher as empresas de ônibus que irão operar o sistema na cidade. Na prática,  ela tem a chance de melhorar o transporte de ônibus em São Paulo.

O processo foi iniciado com a convocação para a audiência pública, feita pelo Diário Oficial no dia 17/janeiro deste ano. A audiência em si foi nos dias 1/fev e 4/fev Para mais informações, a Secretaria de Transportes deixou disponível a apresentação da audiência pública no seu site:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/noticias/?p=142351

A previsão para a entrega e abertura dos envelopes com as propostas é 2/abril. Ou seja, as empresas terão um pouco menos que 80 dias para enviarem as suas propostas.

O que espanta é a velocidade e a pouca transparência com que a prefeitura tratou um assunto tão importante como a gestão do transporte de ônibus numa cidade tão problemática na questão da mobilidade quanto São Paulo. Espanto maior é não ver os grandes meios de comunicação não tratarem desse processo.

Estamos todos cansados

19/01/2013

 

 

Um guerra onde todos perdem

18/01/2013

São Paulo é cruel. E com requinte: poluição, medo, trânsito, lixo, esgoto, enchente, tédio, carro, traumas, barulho, cinza, doença, egoísmo, violência.  Mas, essa crueldade é severa com os pobres.

E não importa o lado. Se é que há um lado numa cidade onde todos perdem.

Relato de um PM

“Quem não pode falar, escreve”

Seres humanos…

17/01/2013

Agora não pode E dá multa.

03/05/2012

A partir do dia 14 de maio a CET começa a fiscalizar mais três artigos do Côdigo de Trânsito Brasileiro (sim, estranhamente eles escolhem qual aplicam).
A finalidade de aplicar essas novas infrações é proteger a vida do ciclista na cidade.
Andar em alta velocidade, com muita proximidade e não dar preferência. Já nao podia e você estudou no CFC. Agora não pode E dá multa. Será que assim você aprende?

11 de Março, Dia de Ação Global Fukushima 2012 – Calendário de Eventos

10/03/2012
– 11 de Março – Dia de Ação Global Fukushima 2012 – Calendário de Eventos
– March 11 – Global Fukushima Action Day 2012 – Calendar of Events
– Mars 11 – Journée mondiale d’action Fukushima 2012 – Calendrier des événements
– 11 de Marzo – Dia de Acción Global Fukushima 2012 – Calendario de Eventos
– 11. März – Weltweiter Aktionstag Fukushima 2012 – Kalender der Manifestationen
In English | En Español  | Auf Deutsch | En français | Em Português
http://antinuclearbr.blogspot.com/
Em Português: atualizado 8 de março, 2012, 20:00h
CALENDÁRIO DE EVENTOS ANTINUCLEARES PARA O DIA 11/03/12,
ANIVERSÁRIO DE 1 ANO DO ACIDENTE NUCLEAR DE FUKUSHIMA
Em 127 Cidades, de 19 Países:
África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Croácia, Estados Unidos, Finlândia, França, Inglaterra, Japão, Luxemburgo, Mongólia, Rússia, Suécia, Suíça e outros países
  Leia mais…

ONG vai denunciar Brasil na ONU por violações a direitos humanos

08/03/2012

A entidade Conectas vai denunciar na ONU, na sexta-feira, 9, as “sérias violações de direitos humanos” no País e alertar que esses problemas são hoje os “pés de barro do Brasil potência”. Em declaração ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, a ONG vai escancarar a dupla realidade que vive o País: a sexta economia mundial, mas que “convive com práticas medievais, como tortura e superlotação em seu sistema carcerário e desrespeito aos povos indígenas”.

Entre as denúncias estarão as ações na Cracolândia em São Paulo e em Pinheirinho (São José dos Campos), exemplos da “criminalização da pobreza” e do uso excessivo da força policial, segundo a entidade. Em janeiro, a Conectas apresentou as denúncias à ONU, indicando casos de tratamento cruel e desumano, violação do direito de ir e vir e falta de acesso a serviços de saúde e habitação adequados.

Leia a reportagem do Estadão aqui.